fbtag
  • Home
  • Artigos
  • 4 fatores que influenciam no valor do imóvel

4 fatores que influenciam no valor do imóvel

  • 11/04/2018
  • valor,preço,imovel,casa,apartamento
4 fatores que influenciam no valor do imóvel

Avaliar um imóvel nunca foi uma tarefa fácil, mas o fato é que essa tarefa se tornou ainda mais complexa nos últimos anos. Depois de experimentar uma valorização e uma crise  intensa, os preços estagnaram. Agora, com essa realidade, é muito importante saber o que realmente influencia no valor de um imóvel.

O Corretor de Imóveis é o profissional mais preparado e indicado para avaliar um imóvel. Além de dominar o conhecimento técnico, deve ter um bom poder de observação no mercado. Saiba quais os 5 principais fatores que influenciam diretamente no preço de um imóvel.

1 - Localização

Muitos profissionais consideram a localização o principal ponto na hora de definir o preço do imóvel. E realmente é isso! A proximidade de áreas centrais ou bairros nobres valorizam qualquer imóvel. Áreas com ótimo potencial de crescimento ou que estejam recebendo investimentos costumam ser bem avaliadas.

E imóveis em localidades desprivilegiadas sofrem depreciação. Ninguém quer morar em áreas marcadas por uma grande incidência de criminalidade ou mesmo pela ausência de atendimento a serviços básicos - como água, energia, esgoto e até internet. Ruas não pavimentadas e espaços que alagam facilmente. Isso faz com que os valores de imóveis da região sejam diminuídos.

2 - Estrutura

Ter uma boa estrutura tão importante quanto a localização. O imóvel é avaliado pelo seu tamanho, dormitórios, vagas de garagem e área de lazer. Fatores como número de torres e quantidade de unidades também são levados em conta. Um boa distribuição de espaço, boa estrutura e materiais usados no acabamento e na mobília sempre chamam atenção.

3 - Conservação

Não é preciso ser um profissional para entender que, além de uma ótima estrutura, é muito importante preserva-la. Por isso, o estado de conservação é um dos fatores que influenciam no preço do imóvel. Muitos proprietários não pensam nisso. Mas é fato, qualquer comprador de imóvel desanima quando percebe que precisará gastar tempo e dinheiro com reformas.

4 - Documentação

Esse item, apesar de pouco observado, é muito decisivo na hora de definir o preço de um imóvel. Muitos compradores deixam de fazer uma proposta por problemas na documentação. Além de estar em dia com taxas e impostos da prefeitura, é importante também não ter outros problemas, como partilhas de herança e inventários.

Procurando Imóveis? Explore o mapa.